Diversidade Etária: O impacto da inclusão de profissionais 50+ na Perenidade das Empresas

Segundo uma entrevista dada por Mórris Litvak ao site de notícias GZH, a diversidade etária estaria diretamente atrelada à criatividade e muitos outros fatores positivos para as empresas.

Mórris Litvak tem 41 anos e é CEO e fundador da startup Maturi, uma empresa que promove a diversidade etária nas organizações e ajuda pessoas a partir de 50 anos a encontrar novos caminhos profissionais. 

A maioria das empresas hoje não possui uma diversidade etária muito grande, preferindo contratar profissionais mais jovens entre 25 a 40 anos. Veremos neste artigo alguns posicionamentos do CEO sobre o assunto e por que ele preza tanto pela diversidade dentro da sua empresa. 

O Mercado Prateado

Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 15,6% da população brasileira (32,1 milhões de pessoas) têm mais de 60 anos. É um salto de 56% em relação ao levantamento de 2010, quando este grupo representava 10,8% (20,6 milhões).

Infelizmente, isso não significa que tenha crescido o número de profissionais 50+ adentrando o mercado de trabalho, e isso muitas vezes acontece por falta de oportunidade, pois segundo afirma Mórris: “indivíduos nessa faixa etária ainda estão em plena atividade profissional e, muitas vezes, não querem pensar em se aposentar.”

Profissionais mais experientes e maduros 

Trazer profissionais 50+ para sua empresa, segundo Mórris Litvak, pode trazer grandes vantagens, visto que são pessoas que possuem uma grande experiência, não só profissional, mas de vida, que é muito válida e cada vez mais valorizada no mercado de hoje. Outro fator é a questão da maturidade e  inteligência emocional, que só podem ser adquiridas com a idade.

Além disso, profissionais 50+ são muito mais comprometidos, já que foram ensinados a manter-se no mesmo emprego até a aposentadoria, diferente da nova geração que sempre está em busca de novos desafios.

A Diversidade a favor da Criatividade 

Segundo Litvak:

“Há estudos e cases de clientes nossos mostrando que a diversidade etária tem o potencial de deixar as equipes mais criativas, mais produtivas, mais inovadoras, e de melhorar o clima. Quando as gerações estão não só juntas, mas interagindo, trabalhando, respeitando, há um diálogo, uma troca, e não o choque geracional.”

A experiência pessoal do CEO nos mostra que profissionais 50+ podem trazer uma nova visão para a empresa e para os colaboradores mais jovens. Com toda sua bagagem de uma época e cultura diferente e ensinamentos de uma vida de trabalho, ele pode criar novas estratégias e até mesmo encontrar soluções para problemas que a equipe mais jovem não conseguiu resolver. 

Qualquer nova inserção na empresa traz uma nova perspectiva, estimulando a criatividade e promovendo transformações que abrem novas possibilidades para o futuro da organização.

Poucas oportunidades

Baseado em suas experiências, Litvak afirma que, no momento atual, o espaço para pessoas 60+ no mercado de trabalho é muito reduzido, com poucas oportunidades, no entanto ele enxerga um potencial de melhora nesse quadro: 

“ A gente está vivendo mais e tendo menos filhos, então, vai demorar mais tempo para se aposentar […] Aos poucos, acho que essa cultura vai mudar, daremos mais valor a essas pessoas. Mas, hoje, sabemos que essa não é a realidade.’” afirma o CEO. 

Equilíbrio nas equipes  

Uma das razões pela qual há poucas oportunidades para profissionais 50+ no mercado é o foco na contratação de jovens, de preferência recém formados.

A verdade é que a maioria das empresas querem bons profissionais por um baixo custo, e isto acaba afetando negativamente sua qualidade a longo prazo. Não se trata de evitar a contratação de jovens talentos, mas de manter um equilíbrio saudável entre as diferentes gerações dentro da organização.

Além disso, profissionais experientes trazem muito conhecimento consigo. Uma empresa que quer alcançar a perenidade, não pode focar somente em jovens para montar sua equipe, pois as chances de haver trocas constantes de profissionais são altas, deixando a empresa sem estabilidade na qualidade de suas entregas.  

Traga a inclusão para sua empresa!

Como vimos, a diversidade é o pilar para a criatividade. Uma empresa que preza pela diversidade na equipe, consegue alcançar resultados muito mais altos e com diferencial, se destacando de seus concorrentes. 

Abrir portas para os profissionais 50+ significa valorizar sua capacidade e expertise obtida através dos anos e entender que é esse conhecimento que vai ajudar sua empresa a crescer e alcançar a perenidade. 

Outros Posts

A Importância do Employer Branding para a Atração de Talentos

O Papel da Inteligência Artificial no Recrutamento de Executivos: Como a Tecnologia está Transformando a Busca por Líderes?

Como CEOs Podem Preparar a Próxima Geração de Líderes?