O mercado de Fusões e Aquisições: Relatório Anual revela as Tendências que transformarão o mercado em 2024

O mercado de fusões e aquisições (M&A) passou por turbulências em 2023, como revela o relatório anual da Bain Company para 2024. Compradores e vendedores enfrentam dificuldades para concordar com os valuations, com os múltiplos de negócios estratégicos caindo para o nível mais baixo em 15 anos, enquanto as avaliações do mercado público alcançaram níveis históricos.

Essa discrepância nos valores tornou as transações de M&A desafiadoras. No entanto, o relatório da Bain destaca pouca mudança em relação ao ano anterior e acrescenta que: “Períodos turbulentos geram vencedores e perdedores estratégicos”. 

O relatório anual aponta ainbda algumas tendências que irão  transformar o mercado de M&A em 2024. São elas: 

O Impacto da Inteligência Artificial Generativa

A ascensão da inteligência artificial generativa, como o ChatGPT e outros mais, está transformando a forma como os negócios são conduzidos. Essa tecnologia terá um impacto significativo nas transações de M&A, tanto na Due Diligence, quanto na integração pós-fusão. Para esclarecer os termos:

  • Due Diligence: Due diligence é um processo de investigação minucioso que visa avaliar a saúde financeira, jurídica, ambiental e operacional de uma empresa ou ativo. É fundamental para tomada de decisões em fusões e aquisições, investimentos e parcerias;
  • Integração pós-fusão: A integração pós-fusão refere-se ao processo de combinar as operações, estratégias e culturais de duas empresas que se fundiram. Este processo visa garantir a harmonização e sinergia entre as organizações, de modo a maximizar os benefícios da fusão e minimizar os impactos negativos.

Escrutínio Regulatório Crescente

O  exame realizado por agências governamentais em empresas e indústrias, com o objetivo de garantir a conformidade com as leis e regulamentos, proteger os consumidores ou promover a concorrência, chamado Escrutínio Regulatório, teve um aumento significativo, especialmente em setores como tecnologia e saúde. 

Este exame está adicionando complexidade às negociações de M&A. As Empresas precisarão prosseguir com cuidado nesse ambiente regulatório em atual evolução e constante mudança. 

Visão Otimista para 2024

Apesar dos desafios do ano anterior, o relatório da Bain mantém uma visão otimista para o mercado de M&A em 2024. A afirmação vem da alta expectativa de que compradores e vendedores cheguem a um consenso sobre os valores, dessa forma, há grandes chances de uma retomada no ano de 2025.

Em resumo, o relatório de M&A 2024, da Bain Company, destaca os principais desafios enfrentados em 2023. No entanto, também aponta algumas oportunidades para as empresas que souberem se adaptar a um mercado em redefinição. 

Compreender essas tendências é algo essencial para as empresas que buscam ganhar vantagem competitiva por meio de fusões e aquisições. Isso significa, estar um passo à frente e deixar sua empresa sempre pronta para enfrentar as mudanças do mundo atual. 

Líderes e executivos precisam estar atentos ao mercado, mantendo a saúde e sucesso do seu negócio sempre em primeiro lugar em suas decisões. 

Confira a pesquisa completa na íntegra:

Outros Posts

A Relação dos Temperamentos no Conselho Empresarial

Nosso pensamento está evoluindo como a tecnologia?

Conselho Consultivo: Como tomar Decisões de forma eficaz