Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Tomada de Decisão

Em cenários de alta volatilidade e incertezas constantes, o principal papel dos líderes e conselheiros, em todas as esferas sociais, é ter em mente a metodologia de como tomar a melhor decisão baseada em fatos, dados e circunstâncias. A integração destes elementos faz que todos os processos de Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Tomada de Decisão, sejam fundamentais para a perenidade e o sucesso dos negócios.

Além disso, o cotidiano do mundo empresarial e corporativo, possui um conjunto de rotinas e regras da governança, responsável por oferecer uma visão consistente para alcançar determinados objetivos, dinâmica que inclui a alta capacidade de tomada de decisão e mitigação de riscos.

Dentro de uma visão histórica de processo de Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Tomada de Decisão, existem conceitos capazes de avaliar todas as variáveis e incertezas, afinal dentro de um sistema econômico globalizado, tudo está conectado. Nesse contexto, as decisões podem gerar um verdadeiro efeito borboleta – uma expressão utilizada na Teoria do Caos, criada por Edward Lorenz,  para explicar  como os sistemas são sensíveis e conectados. Lembrando que os sistemas nesse sentido, também referem-se aos padrões existentes dentro das organizações.

A gestão dos riscos é um tema fundamental para as empresas e organizações. Os riscos podem ser avaliados e gerenciados como físicos ou estruturais, econômicos, sociais e ambientais, os quais, por sua vez, podem se desdobrar em componentes e subcomponentes, em sucessivos níveis de detalhamento. 

Quando associamos todos os elementos mencionados acima à questão de governança, conclui-se que é essencial o uso das técnicas aqui apresentadas, principalmente diante da área de gestão de pessoas e crise. Como parte final do contexto, há fortes evidências de que o grau de dificuldade ao tomar as melhores decisões em um ambiente complexo, envolve algo que vai muito além das metodologias e tecnologias, a inteligência emocional entre todos envolvidos.

Posições profissionais que envolvem tomada de decisões e ambientes complexos exigem profissionais à altura. Liderança, firmeza e alta performance são algumas das competências que tais posições demandam. A C-LEVEL Group oferece serviços personalizados de treinamento e consultoria para ajudar os líderes a desenvolverem suas habilidades. Além disso, proporcionamos soluções completas em recrutamento, seleção e desenvolvimento, comprometendo-nos a superar as expectativas e resultados de nossos clientes. Somos impulsionados pela inovação, excelência e a responsabilidade em tudo o que fazemos. 

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