Autor: Rogerio Rego
A estratégia de comunicação corporativa tem um papel de alta relevância em todas as esferas organizacionais, atuando como um conjunto de atividades que envolvem a gestão e orquestração de toda a comunicação interna e externa de uma instituição. Estratégias de comunicação assertivas são responsáveis por criar pontos de vista favoráveis à empresa em todos os seus stakeholders. Comunicar de forma estratégica conecta processos que passam desde um olhar para a maneira como as pessoas se comunicam com os seus diversos públicos até uma avaliação de como está a estrutura de comunicação interna de uma organização.
O propósito da comunicação corporativa é passar a mensagem com o objetivo de preservar a reputação da empresa e também o engajamento dos seus acionistas, clientes e todo o ecossistema da empresa. Com a importância da comunicação, vem a certeza que ela é uma protagonista em todos os campos da sociedade. No mundo corporativo, sua eficiência é provada através de benefícios essenciais para melhor convivência e consequentemente uma fluidez em todos os processos operacionais.
Um estudo recente realizado pela empresa de auditoria e consultoria empresarial Deloitte, constatou que aproximadamente 80% dos funcionários das empresas brasileiras estudadas disseram se sentir mal informados sobre as ações da companhia. A comunicação tem um contexto de multicanalidade, passando por processos de eficiência e contextos culturais. Líderes organizacionais possuem a responsabilidade de serem os agentes de transformação, com o foco de manter os rituais de comunicação corporativa estratégica, capaz de transformar as coisas conforme o planejado.
A comunicação corporativa envolve a expertise de ter um olhar muito profundo em casos de gestão de crise. Diante de uma crise, a comunicação pode salvar a reputação da empresa, já quando falta essa gestão, os resultados são uma soma de prejuízos. Existem inúmeros casos de crises institucionais onde a comunicação assertiva e eficiente, com ações pautadas no propósito da empresa, salvaram instituições de perdas significativas, contexto onde saíram ainda mais fortalecidas através de uma comunicação bem alinhada e ações pautadas no propósito institucional. Já em outros casos, diante da falta de comunicação institucional, grandes corporações tiveram a sua reputação fragmentada, com desfechos irreversíveis.
É possível observar a relevância deste tema em alguns casos que ganharam notoriedade diante de processos desafiadores. Um caso complexo que demandou expertise na gestão de crise foi o das Lojas Americanas, com um rombo financeiro que ganhou destaque nacional. Processos de crise sempre vão exigir uma postura de gestão de alto estresse emocional e busca das melhores práticas para um gerenciamento eficiente de riscos.
As organizações que se preparam para conseguir ter uma comunicação eficiente em momentos de crise, irão garantir um ciclo de melhoria contínua. Diante de todo o processo de comunicação corporativa, é possível concluir que é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado.
Comunicar com assertividade pode ser um talento que falta no ecossistema da sua empresa. A comunicação corporativa pode fazer o seu negócio conquistar mercado e alcançar novos horizontes. Criar pontes entre a sua empresa e as pessoas que farão a diferença nela é a nossa especialidade! Para saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, entre e em contato com a C-Level, somos um grupo especializado em conectar talentos e organizações.