Milhares de profissionais pensam em mudar de carreira em 2023!

Entre eles, segundo pesquisa do LinkedIn, 60% dos brasileiros desejam trilhar uma nova jornada profissional neste ano. 

As grandes mudanças nascem de pequenas inquietações. Não são as respostas que transformam o mundo, são as perguntas. O desejo de querer algo a mais, ou algo completamente diferente tem guiado milhares de profissionais em uma jornada pelo novo e mostram que as perguntas precedem grandes transformações. Você já parou para pensar onde deseja estar daqui há cinco anos? Ou até mesmo daqui uma década? São perguntas desafiadoras como essas responsáveis por gerar inquietações cada vez mais profundas em profissionais de todas as áreas do mercado.
O mundo mudou e é preciso reformular antigas suposições sobre as formas de trabalhar e sobre quais serão as perspectivas de carreira e trabalho no futuro.  Olhar para novos horizontes é fundamental para traçar uma jornada de crescimento e evolução, mesmo que isso signifique abandonar completamente a zona de conforto estabelecida por uma carreira com anos de história.
A busca pela realização profissional figura uma das principais ambições desta geração, em um cenário que destaca cada vez mais a valorização do humano, do contato e da proximidade e de se conectar com um propósito maior do que o trabalho em si. A saúde mental e a possibilidade de conciliação entre vida pessoal e profissional representam a força propulsora das ambições profissionais deste novo tempo.
Os números mostram como esse movimento tem acontecido no Brasil. Um levantamento realizado pelo LinkedIn mostrou que 60% dos brasileiros planejam mudar de emprego em 2023. A visualização de uma nova trajetória é tão realista que a mesma pesquisa mostra que 56% dos trabalhadores não aceitariam um novo emprego e nem mesmo uma promoção na empresa onde já trabalham. Ou seja, a visualização do novo e a materialização da mudança já é uma realidade inegociável para muitos profissionais.

O que envolve a busca pelo novo?

Qualidade de vida, ambiente de trabalho saudável e possibilidade de evolução na carreira guiam profissionais por novos caminhos.

Esse ímpeto e espírito desbravador é ainda mais expressivo entre os profissionais da Geração Z, com idades entre 25 e 34 anos. O sentimento de confiança para trilhar uma nova carreira é presente em 82% dos entrevistados nesta faixa etária. Princípios como flexibilidade e o bem-estar no ambiente de trabalho, relacionado a saúde mental, se tornaram decisivos diante das escolhas destes profissionais. É um tempo onde a valorização das habilidades e as prioridades pessoais validam a escolha de uma nova carreira.
Em um cenário pós pandemia, onde o trabalho remoto foi adotado por muitas empresas, o movimento em busca de uma nova jornada profissional tem crescido em toda América Latina. De acordo com o relatório The Next Great Disruption is Hybrid Work – Are We Ready?, da Microsoft Corp, 53% dos trabalhadores da América Latina  consideram uma mudança de carreira.
Nestes estudos e pesquisas, junto com os dados sobre o desejo de mudar de carreira vieram as motivações para tal mudança. E ficou evidente que o salário não é mais uma questão decisiva para a permanência de um profissional na instituição onde já atua. Qualidade de vida, humanização, ambiente de trabalho saudável e possibilidade de evolução na carreira ranquearam as respostas dos entrevistados. Um dado muito interessante é que as gerações mais novas prezam por questões e projetos sociais vinculados à empresa. O engajamento da instituição com pautas humanistas é uma tendência promissora. Além disso, o trabalho remoto e híbrido são aspectos cada vez mais atrativos para escolher onde trabalhar. Condição que possibilita a conciliação da vida pessoal à vida profissional.

Conexões inteligentes para contratações estratégicas

Diante de todas as transformações pelas quais o mundo está passando, as empresas têm buscado caminhos para atrair os melhores profissionais. A C-Level é especialista no assunto e propõe uma atuação relevante através de conexões inteligentes para contratações estratégicas.
Através da C-LEVEL Executive e ARPO Digital & Talent Connections, conectamos profissionais desde o primeiro nível de liderança até cargos de média gerência, com empresas que buscam líderes que irão impactar positivamente os seus negócios, independentemente da localização. Trabalhamos para construir, em todas as nossas interações, relações de confiança, entendimento e conhecimento mútuo com nossos clientes e candidatos. Somos um grupo especializado em conectar talentos e organizações. Entre em contato e saiba como criar pontes até os talentos que farão a diferença nos seus resultados e na história da sua empresa ou instituição!

Outros Posts

Conselhos de Alto Impacto e Visão de Futuro

Conheça as Tendências que mais Crescem no Mundo

GenAI: O Poder da Inteligência Artificial Generativa no Futuro Empresarial