Anywhere Office, além das fronteiras do escritório!

Uma modalidade profissional para quem é cidadão do mundo

Segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022, estima-se que haja 35 milhões de nômades digitais no mundo todo. E a expectativa é que, até 2035, esse número aumente, chegando a 1 bilhão de pessoas. Quem poderia imaginar que a forma como nos relacionamos com o trabalho iria mudar tanto, em tão pouco tempo?

As relações profissionais passam por mudanças expressivas e criam novas culturas organizacionais. Já parou para pensar como isso impactou sua vida até aqui? Nós já! Por isso o tema do nosso artigo hoje é anywhere office, uma tendência profissional que tira todos os limites físicos do seu espaço de trabalho. Tornando o mundo um convite para você sentar e se conectar com os seus propósitos profissionais.

Impulsionadas pela tecnologia, antecipadas pela pandemia e guiadas pela humanização, as novas formas de viver o trabalho conquistam cada vez mais colaboradores e lideranças, provando que a adaptabilidade, de organizações e profissionais, é um pré-requisito para o sucesso integral nos cenários pós pandemia. O mundo mudou e agora novas formas de ser e pensar inauguram uma nova era para a humanidade. Entre tantas tendências e novos desafios, o anywhere office é uma vertente do trabalho remoto que foi potencializada logo no início da pandemia. Esse momento inesperado rompeu uma era profissional e o mundo foi desafiado a deixar para trás muitos paradigmas institucionais. Quando a presença física deixou de ser uma prioridade, os profissionais aprenderam a se conectar de espaços e realidades nada convencionais.

Lembrando que apesar de muito familiar, não estamos falando do home office. O termo anywhere office é um sistema de trabalho que permite que o profissional trabalhe de onde quiser, cafeterias, bibliotecas, coworkings, casas, restaurantes e qualquer outro lugar que deseje. Nesse sistema, o mundo é um lugar cheio de possibilidades criativas para entregar o seu talento. Já o home office é mais limitado em termos de espaço físico, significa que o trabalho deve ser feito de casa.

Crescimento profissional aliado aos propósitos pessoais

Com o anywhere office, os colaboradores não precisam mais escolher entre carreira e vida pessoal. Um planejamento assertivo permite a conciliação de duas das maiores pretensões da vida adulta: crescimento profissional e liberdade para realizar sonhos pessoais.

Para os profissionais que gostam de proximidade familiar e a tranquilidade do lar, trabalhar perto dos filhos, estar próximo da família é uma das vantagens que o anywhere office torna acessível durante o ano todo e não apenas nas férias, por exemplo. Para os colaboradores que gostam de viajar e explorar, morar em diversas cidades, viajar por estados, mudar de país e ser um cidadão do mundo é algo possível através do anywhere office. A quebra das barreiras geográficas impulsiona propósitos pessoais, ao passo que permite o crescimento profissional simultaneamente. O que é possível aprender neste contexto é que novas formas de trabalho e relações profissionais surgem a todo o momento. Experiências personalizadas à pessoas e instituições são realidades que criam tendências e a capacidade de resiliência e adaptabilidade tem se tornado um diferencial promissor para o sucesso de equipes, profissionais e negócios.

Ser presente de forma integral nunca foi uma exclusividade da presença física e esse fato está mais claro agora que a realidade presencial mudou. A proximidade entre o talento de um colaborador e as demandas de uma empresa, podem inclusive ficar ainda mais evidentes com o trabalho a distância. Momento que destaca quem está realmente engajado com a equipe, conectado com a instituição e as demandas dos seus respectivos públicos.

Quando analisadas por um espectro positivo, as mudanças são precursoras de novas oportunidades. São as mudanças que precedem novas eras. No mercado de trabalho não é diferente. O que antes era narrado como o ‘futuro do trabalho’ já é o presente e novas performances ganham destaque, evidenciando quem está pronto para o novo – que já é uma realidade.

Gostou deste artigo?  Acesse nosso site www.clevel.com.br e conheça nossas divisões de negócios.

Outros Posts

A Relação dos Temperamentos no Conselho Empresarial

Nosso pensamento está evoluindo como a tecnologia?

Conselho Consultivo: Como tomar Decisões de forma eficaz