Estratégias para o Recrutamento Executivo

Realizar um recrutamento nível executivo, de sucesso, requer muita estratégia de pesquisa, conhecimento de mercado, networking e metodologias bem estruturadas. Afinal, são posições-chave nas organizações e onde não existe margem para erros na contratação, exigindo encontrar perfis diferenciados e profissionais de alta performance. Idealmente e dada a complexidade desses projetos, a melhor forma de ter êxito ainda está na contratação de consultorias especializadas.  

Nesse artigo descrevemos principais elementos da metodologia de trabalho da consultoria C-LEVEL EXECUTIVE e a visão dos principais partners sobre quais fatores fazem muita diferença em um projeto bem sucedido quando falamos em recrutamento para os níveis mais altos nas estruturas organizacionais.  

Inteligência e pesquisa de mercado 

Estudar e conhecer bem a área de atuação do cliente é essencial para o headhunter entender, não somente as pessoas, mas também detalhes do business. 

A partir desse entendimento do mercado, o headhunter constrói uma estratégia de pesquisa para mapear quem são principais players, empresas que se destacaram em resultados e consequentemente quem são os executivos que construíram essas jornadas.  

O mapeamento e contato com esses executivos nos permite saber como estão as empresas-alvo em termos de remuneração, diferentes estruturas organizacionais e informações estratégicas. Esse mapeamento pode ser pelas organizações para conhecer o mercado tendências no negócio e, eventualmente ajustar suas próprias estruturas e compor flexibilizações que possam ajudar a encontrar o perfil ideal para a posição.  

Alinhamento e Briefing com o cliente  

A etapa de alinhamento é um dos pontos mais importantes para o sucesso do projeto. Trata-se de uma reunião estruturada entre a consultoria e o(s) gestor(es) solicitante da posição onde o headhunter realizará perguntas para identificar pontos-chave referente ao histórico dessa posição executiva, se se trata de uma substituição e razões ou se trata de uma nova posição na estrutura, entendimento da cultura corporativa, desafios em expansão, crescimento e mercado, além do perfil da área específica e time a ser liderado.  

Além da reunião de briefing, quando existe um Job description já estruturado é fundamental que o headhunter possa ter acesso, já que ali estará informações sobre responsabilidades, atividades, competências exigidas e perfil.  

Ainda nessa etapa serão definidos requisitos essenciais, tipo de experiências e resultados que o profissional a ser buscado deve ter no currículo, hard e soft skills que precisam ser buscadas.  

Quanto melhor e mais aprofundado esse alinhamento, maiores as chances de sucesso no projeto. Nessa etapa é fundamental ainda que o headhunter crie provocações que exijam reflexão do cliente sobre o perfil a ser buscado. Isso ajudará a ter ainda mais clareza de qual perfil executivo vai atender especificamente as necessidades daquela organização e o porquê.  

Metodologia de acompanhamento e reporte periódico sobre andamento do projeto   

Um processo bem estruturado e o contato aberto com o cliente são essenciais. Contato esse que não deve ser mantido apenas no início, mas também ao decorrer de todo o processo. Essa prática garante que a consultoria  e o seu cliente estão falando a mesma língua, evitando desvios de expectativas e frustrações. A partir de reports semanais contendo dashboards e indicadores do andamento do projeto a empresa consegue acompanhar just in time como está a consecução do projeto e os potenciais talentos que estão no radar. 

Entrevistas estruturadas e Assessment Comportamenta 

Um processo de recrutamento executivo deve ser conduzido por profissionais experientes e altamente especializados. Por esse motivo, consultorias sérias e que atuam no formato boutique – atendimento próximo e customizado com cada cliente – designam os principais sócios para a condução do projeto e sobretudo na realização das entrevistas. Essa etapa é essencial para uma completa avaliação da jornada profissional do executivo, projetos de destaque, resultados obtidos em cada empresa onde atuou, além da avaliação de soft skills. Além disso outras informações relevantes como expectativas de carreira ou ainda detalhes de compensation e benefits são levantados aqui. 

Além da entrevista, o nível de posição executiva exige assessments comportamentais que nos permitam avaliar tendencias de personalidade, perfil comportamental e grau de aderência do perfil à posição executiva para o qual o talento está sendo considerado.  

Como resultado de toda essa análise de entrevista e assessments, a consultoria C-LEVEL EXECUTIVE elabora parecer detalhado com perfil completo do executivo indicado como finalista à empresa. Essas informações permitem que a empresa analise objetivamente as passagens profissionais, perfil comportamental, estrutura organizacional atual do executivo e todas as informações importantes para a tomada de decisão.   

Background Check  

Obter referências do executivo a partir de conversas com o mercado é uma etapa crítica para validar a performance do profissional, visão de quem o liderou diretamente e de seus subordinados. É importante nessa etapa não apenas construir entrevistas de referências com profissionais indicados pelo próprio executivo que está concorrendo à vaga, mas também articular contatos com o mercado e o headhunter acionar em sua rede de relacionamentos outras fontes para buscar saber mais sobre as realizações do profissional, sua forma de trabalho e de interação com as pessoas nas empresas onde passou.  

Onboarding Process 

Essa é uma etapa essencial. Nossa experiência mostra que após o recrutamento, garantir um acompanhamento personalizado ao novo executivo através de reuniões estruturadas com o novo executivo, gestor imediato e área estratégica de RH pode contribuir com aumento das chances de sucesso do projeto em mais 50%. 

Através do Onboarding é possível realinhar expectativas entre o executivo e a organização e já identificar possíveis atritos que precisem de planos de ação imediato para garantir a plena adaptação do novo executivo à empresa.  

Em resumo, o recrutamento executivo, que em inglês, nos referimos como Executive Search, é um processo altamente estratégico que precisa ser conduzido por especialistas nesse mercado, considerando que o sucesso ou insucesso desse projeto causará grande impacto na organização, tanto negativo, quanto positivo.  

O processo é altamente especializado e requer tempo dedicado, considerando que são cargos de grande responsabilidade na estrutura organizacional. Por essas razões, é essencial ter uma consultoria especializada no assunto caminhando junto com você. Para conhecer mais sobre metodologia de sucesso da C-LEVEL EXECUTIVE e conversar com nossos Partners sobre cases de mercado e melhores práticas em Executive Search, fale conosco. 

Outros Posts

Conselhos de Alto Impacto e Visão de Futuro

Conheça as Tendências que mais Crescem no Mundo

GenAI: O Poder da Inteligência Artificial Generativa no Futuro Empresarial