Fit cultural na escolha melhor profissional para sua empresa

Fit Cultural, passou a ser um requisito essencial na hora da contratação de um novo profissional. Essa prática, que já está dentro de grandes corporações, permite alinhar valores, visão e cultura da empresa com os dos candidatos, durante o recrutamento e seleção. Dessa maneira, é possível identificar o profissional mais alinhado à cultura corporativa, fortalecendo-a e minimizando turnover por incompatibilidade entre propósito e valores do profissional e os da empresa.  

O que é Fit Cultural?  

Fit Cultural se refere ao match ou compatibilidade que um colaborador tem, além de soft skills e perfil de personalidade, com os valores da cultura, propósito e missão da empresa.  

Avaliar o Fit Cultural, torna o processo seletivo mais assertivo, sendo uma estratégia eficiente durante o processo, considerando sempre esses elementos com o objetivo de encontrar candidatos com maior probabilidade de se manterem engajados, motivados e consequentemente permanecerem mais tempo na empresa.   

Outro desdobramento do Fit Cultural é que aqueles colaboradores mais alinhados tendem a se tornar “embaixadores” da marca empregadora, atuando como promotores dos valores e cultura que a empresa busca disseminar. 

Contar com um time alinhado aos valores corporativos proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Promovendo benefícios tanto a curto, quanto a médio e longo prazo. Os profissionais passam a viver a visão da empresa, visando o sucesso profissional. 

Quais são os benefícios de se avaliar o Fit Cultural? 

  • Aumento da performance dos profissionais 
  • Aumento das chances de sucesso nas contratações 
  • Fortalecimento do clima organizacional 
  • Melhora na interação e coesão entre equipes 

Como aplicar o Fit Cultural num processo seletivo? 

Antes de mais nada, é essencial que a empresa tenha muita clareza da cultura organizacional. Somente a partir desse mapeamento é que será possível entender quais são de fato os valores daquela organização e como a cultura se manifesta (explícita e implicitamente). Para esse mapeamento, existem diversas metodologias e se trata de um processo complexo e que deve ser preferencialmente conduzido por profissionais com ampla expertise na área de Pessoas e Cultura.  

Ainda assim, alguns elementos que ajudam a empresa a identificar a sua cultura: a empresa é aberta a inovação ou mais tradicional? Como é a forma de comunicação e quais canais de interação preferido das pessoas? Quais valores a liderança reforça com seus times?  

Após esse mapeamento, é importante, além de olhar o “aqui e agora”, a empresa ter uma definição de quais são os novos valores que precisam ser incorporados de acordo com a estratégia do negócio e identificar lacunas entre a prática atual dos valores e onde se deseja chegar a partir de novos valores

A documentação, também é uma etapa importante, através de código de cultura, declaração explícita da missão, além da incorporação dos elementos da cultura em todos os rituais” corporativos. Ou seja, as ações como: Onboarding, celebrações, reuniões de time e de liderança, ações de capacitação etc. devem ser momentos voltados a também reforçar a cultura e valores.  

Definidos os valores que representam a cultura, o processo seletivo deve ser modelado para identificar seja em entrevistas direcionadas, seja em assessments estruturados o grau de aderência do candidato a tais valores. Vale notar que o Fit Cultural é um elemento adicional, mas de modo algum substitui outros requisitos do processo seletivo como: avaliação hard skills, soft skills e perfil personalidade.  

Portanto, é notório que o Fit Cultural é uma prática que está entre as avaliações mais importantes e necessária para uma contratação, otimiza resultados e evita e frustrações futuras tanto para a empresa como para o colaborador. 

Em todos seus projetos de recrutamento, a C-LEVEL Group utiliza as melhores metodologias, partindo desde o entendimento dos principais elementos da cultura organizacional de cada cliente e usando esses inputs desde ao mapeamento de mercado até as entrevistas e assessments de candidatos de forma a validar não apenas a aderência aos requisitos técnicos e comportamentais da posição, mas também o Fit Cultural. Entendemos que esse é um elemento-chave no sucesso de um bom processo seletivo. Conheça mais sobre nossa metodologia de recrutamento e seleção. Fale com a gente em: [email protected]  

Outros Posts

Conselhos de Alto Impacto e Visão de Futuro

Conheça as Tendências que mais Crescem no Mundo

GenAI: O Poder da Inteligência Artificial Generativa no Futuro Empresarial