Liderança Diversificada: Por que aumentá-la em sua empresa

A igualdade de gênero é um assunto importantíssimo tratado a bastante tempo e discutido em diferentes setores. Na área dos negócios principalmente, onde apenas 3,5% das empresas brasileiras são lideradas por uma mulher e, de acordo com a pesquisa Women in Business 2020 apenas 34% dos cargos de liderança sênior do nosso país são ocupados por mulheres

Por outro lado, o Brasil é um país que tem quase 52% da sua população composta por mulheres. Portanto, embora esteja em maioria populacional, no ambiente corporativo a mulher normalmente é minoria. Uma explicação para esse tema é o fato de que empresas são ambientes feitos por homens para homens e, em um país como o Brasil com a história marcada pelo patriarcado, esse elemento histórico por anos garantiu a invisibilidade da mulher em várias esferas da sociedade, incluindo o ambiente corporativo. 

Atualmente, vivemos numa sociedade que passou a questionar constantemente a existência de um modelo mais justo, com acesso à educação, oportunidade de trabalho e crescimento profissional. Portanto, a partir desse movimento, as empresas passaram a perceber a importância de criar ambientes mais inclusivos e priorizar a liderança diversificada.

Estudos interessantes:

De acordo com o estudo Better Leadership, Better World, a valorização de igualdade de gênero, em âmbito corporativo, pode representar um aumento de US $12 trilhões por ano e milhões de empregos gerados. Segundo o estudo da McKinsey, empresas que promovem igualdade de gênero tem 27% mais chances de superar empresas concorrentes em criação de valor no longo prazo. 

Outros estudos apontam ainda para tendências comportamentais de uma liderança diversificada que podem trazer imenso valor ao negócio, como por exemplo o poder de olhar para diversos fatores quando o assunto é gerir riscos, sendo mais observadoras e certas de suas decisões, com comportamento voltado a longo prazo, potencializando assim, a capacidade de humanizar relações, inclusive dentro de grandes corporações. Aspecto importante se tratando de ESG (Environmental, Social and Governance), olhar para o social, a diversidade e a inclusão.

Na C-LEVEL DIVERSITY, nossa prática de diversidade e inclusão trabalha com clientes em todos os setores e regiões para construir equipes de liderança diversificadas em culturas inclusivas, abordando práticas de recrutamento, integração e desenvolvimento para diversos talentos. Acreditamos que organizações inclusivas com liderança diversificada no topo tiram mais proveito de seu talento, e portanto, oferecem melhor desempenho. 

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossa divisão de negócios C-Level Diversity.

Outros Posts

A Relação dos Temperamentos no Conselho Empresarial

Nosso pensamento está evoluindo como a tecnologia?

Conselho Consultivo: Como tomar Decisões de forma eficaz